sexta-feira, 22 de março de 2013

Outra vez da garotada - Anjos de Hélio

Técnico tricolor tem buscado resgatar o caráter formador do Fortaleza ao lançar alguns jovens valores
Tendo a missão de recuperar a hegemonia do futebol cearense, ao mesmo tempo em que necessita sair da Série C - até por questões de sobrevivência - o Fortaleza tem buscado se apoiar na estratégia de revelar jovens jogadores, investindo nas categorias de base. Ao mesmo tempo, o clube tem de procurar não jogar sobre os ombros da garotada a resolução de seus problemas.


Edinho tem sido uma das apostas de Hélio dos Anjos oriundas da base FOTO: FABIANE DE PAULA

Esse mesmo dilema passa a ser gerenciado pelo técnico Hélio dos Anjos, que costumeiramente trabalhou com "cobras criadas", embora não tenha dispensado a revelação de valores das categorias de base dos diferentes clubes por onde passou.

O fato de acreditar nos jovens valores já fez Hélio dos Anjos revelar atletas como o centroavante Fernandão, o volante Josué, e os atacantes Dill e Araújo, todos em campanha memorável no Goiás, além do zagueiro Rafael Toloi, entre vários outros.

Amaral
A maioria dos torcedores do Fortaleza deve lembrar de um dos grandes laterais surgidos dentro do próprio clube: Amaral, Foi Hélio dos Anjos quem lançou o jogador - que é primo do volante Erandir -, na época em que o Tricolor estava na Série A. Com a descoberta do atleta, o clube pôde vendê-lo por R$ 1 milhão para o Palmeiras. Depois o atleta foi parar até no Exterior.

Em 2007 e 2008, jogadores como o goleiro Douglas, os volantes Rogério e Leandro começaram a surgir no Pici.

Campanha
Mais para o âmbito local, em 2010, na campanha do tetracampeonato estadual, o técnico Zé Teodoro utilizou, ao longo da campanha, jogadores como Guto, Bismarck, Régis, Leandro, Reginaldo Júnior e Eusébio. Em 2011, vieram Vinícius e Régis, lançados aos poucos por Flávio Araújo. Daí em diante, jogadores das categorias de base foram ficando mais raros nas formações principais do time.

Resgate
Agora, sob o comando de Hélio dos Anjos, está começando um resgate dos valores da base. Talvez até por contar com poucas alternativas, em virtude de lesões em vários atletas. Mas, o fato é que o treinador está começando a olhar para os jovens valores, como há muito um profissional fazia no Tricolor cearense.

Hélio começou lançando o meia Edinho no clássico contra o Ceará, domingo passado. E o garoto de 18 anos não esquece a instrução bem simples e direta, na borda do campo. "Vai. Chegou a sua hora. Você está pronto, garoto", disse Hélio dos Anjos para o atleta. "Só com aquele incentivo ganhei mais confiança. Perdemos o clássico, mas tentei fazer o meu melhor", disse o jovem atleta, natural do município de Baturité.

Contra o Tigre
Contra o Tiradentes, no Estádio Alcides Santos, Hélio caprichou na escolha dos garotos da base, que ficaram no banco de suplentes. Lá estavam Bruno, lateral-esquerdo e volante; Walfrido, volante; Edinho, meia, e Vinícius, atacante. Os dois últimos entraram na partida, fazendo o time melhorar. Edinho deu várias arrancadas em direção ao ataque e Vinícius marcou um belo gol, de letra, em cima do Tigre da PM.

"Eles não estão aqui para resolver tudo agora. Se eu dissesse que os meninos vão garantir o título, que estão prontos, estaria mentindo, mas eles têm grande potencial", elogiou Hélio.

SAIBA MAIS
Por uma oportunidade
Hélio dos Anjos ainda não utilizou todos os jogadores das categorias de base que estão agregados ao time profissional, mas já deu mostras de que deverá fazê-lo. Assim, Bruno, Walfrido, Edinho e Vinícius ainda foram lembrados por Dos Anjos, mas o meio-campista Wesley, de apenas 17 anos, está treinando junto aos profissionais. Atletas como Jéfferson (volante) e Romarinho (atacante) ainda serão observados

Parcerias viáveis
Hélio dos Anjos sugeriu à diretoria do Fortaleza que passe a firmar parcerias com investidores do futebol brasileiro. A ideia é dividir os percentuais de vários atletas que chegarem ao clube e, assim, poder viabilizar a chegada de outros jogadores de qualidade ao time. Estes, por sua vez, seriam mesclados junto aos atletas mais experientes. O treinador do Leão pretende ir a Maracanaú para conhecer o CT do Fortaleza. Ele afirma que espera entrar em contato com a formação dos atletas das categorias de base e fazer algumas sugestões ao projeto

Três reforços apresentados, ontem, no Alcides Santos
O zagueiro Charles, o atacante Jussimar e o meia Lúcio deram entrevista na sala de imprensa, quando foram oficialmente apresentados como novos reforços do Fortaleza, visando aos jogos do Cearense, Copa do Brasil e Série C FOTO: DIVULGAÇÃO/FEC
"Tanto eu, que tenho 33 anos, como os demais, vamos nos esforçar da mesma maneira, ser cobrados da mesma forma para ajudar o Fortaleza em todas as competições do ano", disse o lateral e meia Lúcio, uma das três contratações que o Fortaleza apresentou, na tarde de ontem.

Além de Lúcio, foram apresentados o atacante Jussimar e o zagueiro Charles.

"A gente já sabe da cobrança que será muito grande, pelo tamanho do clube, mas estamos preparados, comentou Jussimar. Ele se auto-define como um atacante veloz, entretanto, se destaca mais pelos gols marcados. "É um jogador de muita força, um meia-atacante dos mais rápidos. É uma aposta, mas tem essas qualidades", elogiou o técnico Hélio dos Anjos, que já conhecia o jogador.

Desconhecido
Jussimar disse estar ciente do desafio de jogar no Fortaleza. "Vim como um desconhecido, mas podem ter certeza de que vou aproveitar. É uma oportunidade muito boa e vou dar o meu melhor para surpreender".

O meia Lúcio garante que está preparado para atuar numa nova função, na qual já atuava no Náutico, ano passado. "Minha vida quase toda no futebol foi vivida na lateral esquerda, mas vou cumprir uma nova função que o treinador vai me determinar. Estou pronto para isso", revelou Lúcio.

O zagueiro Charles, de 24 anos, por sua vez, atua pelo lado direito da defesa e disse que está motivado para entrar na disputa com os outros atletas da posição.

O Fortaleza agora parte para outras contratações. A primeira delas deve ser a do volante Fernando, irmão do meia Carlos Alberto, hoje no Vasco da Gama. Até o fim de semana, devem aparecer novos reforços, até chegar ao número de sete. Todos foram indicados pelo treinador tricolor Hélio dos Anjos.

No departamento médico, a boa notícia é que o zagueiro Ciro Sena já está finalizando a fase de transição para voltar ao time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário