quarta-feira, 20 de março de 2013

Osvaldo na seleção - Parte da família


Se a chance me for dada, eu agarro e não largo mais”, dizia o jovem atacante Osvaldo, com 20 anos, ao ser perguntado sobre as chances no time principal do Fortaleza, no final de 2007. A frase seguiu como filosofia do jogador durante os últimos seis anos de trabalho e
ascensão nos gramados. O tempo lhe fez bem, e o cearense terá a chance de atuar com a camisa da seleção brasileira em amistosos - contra a Itália, amanhã, em Genebra, e contra a Rússia, dia 25, em Londres. E dará início às avaliações a partir da questão: será que o atleta tem chances de ganhar espaço na “família Scolari”?

O POVO conversou com especialistas e levantou pontos que podem reforçar a possibilidade de continuidade de Osvaldo na seleção. Na busca por perspectivas para o candidato a novo reforço do Brasil, a acirrada disputa por vaga, regularidade e comportamento sob a camisa verde e amarela são determinantes para a permanência da discussão. A possibilidade existe, mas detalhes importantes dificultam a geração de expectativa.

Para Hélio dos Anjos, primeiro técnico de Osvaldo na carreira profissional, a boa fase do atacante se justifica pela superação constante do atleta. “A disputa para ele vai ser muito dura na seleção. Mas o Osvaldo tem total capacidade. Passou a ser um atacante moderno. Joga dos dois lados e melhorou consideravelmente o aproveitamento em finalizações”, disse o treinador, que comandou o cearense no Fortaleza em 2006. Contudo, ainda há o que melhorar em sua postura tática. Hélio chamou atenção à necessidade do atacante aperfeiçoar a recomposição. “O que ele tem de melhor é a velocidade. Precisa, agora, encaixá-la no esquema de marcação da equipe em que está.”

No Ceará em 2011, foi comandado por Dimas Filgueiras. O “soldado alvinegro” considera o cenário atual favorável ao encontro de Osvaldo com o cobiçado uniforme da seleção nacional. “Trata-se de um jogador com muita arrancada. Mano a mano é muito difícil pará-lo. Ele chegou à seleção e vai dar uma dor de cabeça para os titulares”, garantiu o ex-treinador.

Segundo Dimas, o ponta-esquerda aprendeu a pensar no jogo. Isso o fez mudar “da água para o vinho”. “Jogadores rápidos precisam saber o momento certo de dar o drible. Ele descobriu isso. O Osvaldo aprendeu a calcular espaços e dar a resposta com agilidade”, pontuou. O atual auxiliar técnico do Ceará também lembrou a regularidade do atleta pelo São Paulo, que será determinante para futuras convocações.
 
Desafios

Sob a análise do jornalista Leonardo Bertozzi, comentarista dos canais ESPN, a oportunidade dada ao jogador é justa pela boa temporada vivida. Porém, Bertozzi ressaltou as dificuldades que o novato terá para se manter na equipe pentacampeã mundial. “Ele vai para uma posição muito disputada. É a mesma de Neymar, Lucas, Oscar e Hulk. Tem outros que entram na briga futuramente, como o Bernard e o Nem. Se a convocação para a Copa fosse hoje, acredito que ele não estaria na lista dos 23”, analisou.
 
Palavras de Osvaldo “Pai”

Osvaldo Lourenço, pai do jogador, vibrou com a possibilidade de ver o filho talentoso brilhar na seleção brasileira. Em entrevista ao O POVO, destacou as melhoras do atacante nos últimos anos. “Ele evoluiu muito no São Paulo. Melhorou demais no que precisava. Agora meu filho está chutando no gol”, afirmou. Osvaldo, o pai, garante que a confiança está maior do que nunca. O sonho dele é ver o filho jogar a Copa das Confederações. “A gente espera que ele tenha mais oportunidades na seleção. Se ele tiver a chance, vai pegar com tudo.”


Cearense terá a chance de atuar com a camisa da seleção brasileira em amistosos - contra a Itália, amanhã, em Genebra, e contra a Rússia, dia 25, em Londres

O POVO conversou com especialistas e levantou pontos que podem reforçar a possibilidade de continuidade de Osvaldo na seleção brasileira

2013
O sonho do pai de Osvaldo é vê-lo jogar a Copa das Confederações. “A gente espera que ele tenha mais oportunidades na seleção.”


Participe do Central Quixadá/Politica e Ação/No Mundo do Futebol sugerindo reportagens fones (88) 9669.4755 Tim ou (88) 9202.6830 Claro e (88) 8818.8647 Oi (88) 81212265 Vivo (88)34121595 Fixo ou pelo email - centralquixada@gmail.com



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário