terça-feira, 26 de março de 2013

Fortaleza - Descanso mais que merecido


Tendo feito todas as partidas do ano pelo Tricolor, atacante Assisinho ficará de fora do próximo jogo

Assisinho fez 16 jogos em 2013, mas desfalca o time no jogo contra o Guarani/J Foto: Lucas de Menezes

Tendo feito todas as partidas do ano como titular do Fortaleza, o atacante Assisinho ficará de fora do próximo compromisso da equipe, na próxima quinta-feira, 28, contra o Guarani de Juazeiro, às 20h15, no Alcides Santos.

O atacante recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo passado, contra o Horizonte, e, por isso, não joga.

A ausência de Assisinho está sendo até comemorada pela comissão técnica, não pelo lado técnico, visto que ele vem sendo um dos principais jogadores do time, mas pelo lado da fisiologia, medicina e preparação física.


Assisinho jogou todas as 16 partidas pelo Tricolor em 2013, atingindo cerca de 1.440 minutos sequenciados em campo, com a camisa do Leão. O jogador já passa a ser um forte candidato a sentir lesão muscular.

Monitorados

De acordo com informações do fisiologista do clube, Marco Aurélio Melo, desde o início do campeonato todos os jogadores são monitorados por vários sistemas de avaliação. "A literatura médica sugere que, a partir de mil minutos, o atleta fica mais suscetível a uma lesão muscular. Corre o risco até de uma queda de rendimento", comentou o fisiologista.

O fisiologista utiliza vários métodos para saber o estado em que se encontram os jogadores. "Nós fazemos a soma de minutos jogadores pelos jogadores, medimos a distância percorrida em campo, por meio do GPS, e fazemos os testes da enzima CK (creatina quinase), além de outros testes para saber dos riscos de lesões dos atletas", avaliou Melo.

"Cada vez que ele dava um pique eu fazia uma figa na tentativa de afastar qualquer lesão muscular", brincou o técnico Hélio dos Anjos, sobre Assisinho.

Dos nove gols que o Fortaleza marcou no Estadual, Assisinho tem apenas um, entretanto, o atleta tem feito muitas assistências para os demais colegas da artilharia tricolor.

Com Assisinho fora de combate, surgem outros candidatos para ocupar a sua vaga no jogo frente ao Leão do Mercado. O primeiro nome cotado é o do atacante Edson, de 23 anos, que vem do Ituano/SP, embora pertença ao Vitória/BA.

O atleta fez ontem o seu primeiro treino com bola e já marcou um belo gol, mostrando um estilo de centroavante de área (de referência). Edson mede 1m82 e atua mais enfiado entre os zagueiros. O outro candidato é Jussimar, mais velocista, como Assisinho, e que atua pelos flancos da área.

SAIBA MAIS

Também fizeram mil minutos

Outros jogadores também atingiram os mil minutos seguidos e sentiram cansaço muscular. O primeiro deles foi o volante Lucas, que ficou de fora do jogo contra o Horizonte, mas que retorna frente ao Guarani. O outro foi o ala Marinho Donizete. O goleiro João Carlos também passou dos mil minutos, mas se desgastou menos

Em transição

O atacante Jailson já está treinando na fase de transição e, em breve, ficará à disposição de Hélio dos Anjos. O avante Júlio Madureira está com dores no pé direito. Enquanto isso, os atletas que enfrentaram o Horizonte se reapresentam hoje para o início dos treinos

Participe do Central Quixadá/Politica e Ação/No Mundo do Futebol sugerindo reportagens fones (88) 9669.4755 Tim ou (88) 9202.6830 Claro e (88) 8818.8647 Oi (88) 81212265 Vivo (88)34121595 Fixo ou pelo email - centralquixada@gmail.com
 

Postada:Gomes Silveira
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário