terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Copa do Nordeste - Incômodo terceiro lugar


Atuais terceiros em seus grupos na Copa do Nordeste, Ceará e Fortaleza complicam chance de classificação

Antes da Copa do Nordeste começar, Ceará e Fortaleza eram cotados, pelo menos, como as segundas forças de seus grupos. Com elencos inferiores à Bahia e Sport, mas superiores à ABC e Itabaiana, rivais no grupo do Vovô, e Confiança e Sousa, adversários do Leão, alcançar a 2ª vaga à próxima fase não parecia ser um problema para os cearenses.

No último domingo, Fortaleza ficou no empate com o Sport, por 0 a 0, e desperdiçou dois pontos importantes. Já o Ceará foi ainda pior, por conta da derrota para o Bahia por 1 a 0 FOTOS: KIKO SILVA/NATINHO RODRIGUES


Mas a 3ª rodada da Copa do Nordeste complicou a situação dos dois clubes locais, que mesmo jogando em casa, na reabertura do Castelão, tropeçaram. O Vovô perdeu para o Bahia e o Leão empatou com o Sport, o que deixou ambos na 3ª colocação de seus grupos. Os dois cearenses jogarão duas partidas fora de casa e apenas uma diante da torcida local.

O Ceará, com quatro pontos, foi ultrapassado pelo Itabaiana, que venceu o ABC por 3 a 1, alcançando a mesma pontuação, mas superando o Vovô no saldo de gols. Assim, o time sergipano se habilita como principal rival do Alvinegro pela 2ª vaga, já que o Bahia, com sete pontos, desponta como favorito.

A rodada seguinte é decisiva nas pretensões do Ceará. O time cearense visita o Bahia em Salvador, enquanto o Itabaiana joga fora contra o lanterna ABC.

Em suma, o Ceará precisa não deixar o Itabaiana distanciar para ter chances de ultrapassá-lo quando o receber no PV, no dia 3 de fevereiro, tendo que jogar tudo na última rodada contra o ABC, em Natal.

Pela particularidade, os jogadores do Ceará estão encarando com um jogo chave a partida de quinta-feira, contra o Bahia. "Este é um jogo-chave. O Itabaiana venceu, na sequência eles tem outro jogo com o ABC, dependendo do resultado e do nosso, pode nos prejudicar, e assim, vejo que o jogo é decisivo. Temos que jogar para vencer. Não temos escolha", declarou o atacante Magno Alves.

Já o Leão também soma quatro pontos e, em tese, disputa uma vaga com o Sport, que soma apenas um ponto a mais. Isto porque, o Confiança, maior surpresa da competição, lidera o grupo com seis pontos.

Na próxima rodada, o time sergipano pode confirmar a liderança, pois recebe o frágil Sousa/PB, último colocado do grupo, enquanto o Tricolor de Aço visita os pernambucanos, na quarta-feira, na Ilha do Retiro.

Caso o Confiança chegue a nove pontos, o vencedor do jogo entre os Leões encaminha a vaga e o derrotado precisará de uma combinação de resultados para avançar à próxima fase.

Na sequência, o Leão visita o Sousa e encara na última rodada o Confiança, no PV.

Planos

No Fortaleza, não ainda não existe desespero com relação à classificação. O técnico Vica e os jogadores consideram que é possível avançar na competição. "Precisamos nos classificar, para depois pensar no mata-mata", disse Vica, logo após o empate com o Sport na Arena Castelão.

Os atletas também estão otimistas: "Assim como o Sport veio aqui e complicou a nossa vida, nós também poderemos ir lá e complicar a dele também", declarou o atacante Jailson.

O lateral-direito Rafinha também pensa parecido com Jailson. "O Confiança recebe o Sousa e em tese deve ganhar. Nesse caso, nós temos que ao menos tentar um empate com o Sport, para ficarmos mais tranquilos e tentarmos a classificação nos dois jogos seguintes. Temos todas as condições para isso, pela força do nosso time", reforçou o lateral-direito Rafinha.

Irregulares

4 pontos conquistados em três partidas no Nordestão é o que somam Ceará e Fortaleza, o que os deixam fora da zona de classificação à 2ªFase do certame




Postada:Gomes Silveira
Fonte;Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário