quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Esporte - Futebol cearense terá, no mínimo, a repetição da melhor campanha da história no Nordestão


Contando-se os torneios organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Liga do Nordeste, em 2010, foram 11 Copas do Nordeste, em que os nossos clubes, infelizmente, não tiveram desempenho satisfatório na maioria deles e nenhum jamais foi campeão. Muitos torcedores confundem
a Copa do Nordeste com a Torneio Norte-Nordeste, que este sim foi vencido por Ceará (1969) e Fortaleza (1970). O Torneio Norte-Nordeste era uma taça de tiro curto, que reunia campeões e vices de vários estados brasileiros, no entanto, só durou três anos e jamais contou com a participação de Bahia, por exemplo.
Voltando à Copa do Nordeste, a primeira edição, em 1976, não contou com a participação dos cearenses. A primeira vez que um representante local disputou a competição foi em 1994 (Fortaleza e Guarany de Sobral).
Jogo histórico 

Somente em 1997, o Ceará entrou em campo pelo Nordestão. E foi neste ano que o ocorreu a melhor campanha de um time alencarino. O Vovô chegou ao 3º lugar, sendo derrotado pelo Vitória em duas partidas épicas.
Na primeira delas, um empate em 3 a 3 fez a festa do futebol no Castelão para 26 mil torcedores. O Ceará foi escalado com Jefferson, Jaime, Airton, Paulão e Reginaldo; Mário César, Fernando César e Gilberto Gaúcho; Eron, Nildo e Edu Lima. O técnico era Arnaldo Lira. Já o vitória, além do craque tetracampeão do mundo Bebeto, tinha Nilson, Russo, Flávio, Júnior e Alexandre; Preto, Bebeto Campos, Chiquinho, Gil Baiano e Aguinaldo. O técnico era Artuzinho. Os gols da partida foram marcados por Eron, Nildo e Reginaldo (Ceará) e Aguinaldo, duas vezes, e Flávio (Vitória).
Uma curiosidade da partida é que ainda no primeiro tempo o artilheiro do Nordestão daquele ano, Nildo, fez um gol e comemorou tirando a camisa. O juiz do jogo, Genival Batista Júnior, não titubeou e expulsou o craque alvinegro, tornando o jogo ainda mais difícil para o Vovô.
Uh, o terror! Clodoaldo é matador 

Com participações apagadas, o Fortaleza se destacou mesmo em 2001. No auge do atacante Clodoaldo, o Leão chegou à semifinal do torneio, sendo eliminado pelo Bahia em um único jogo disputado no Estádio Fonte Nova, em Salvador. Nesta competição, o Tricolor ficou em 4º lugar.
Washington e Capixaba fizeram os gols baianos. Júnior Amorim descontou para o clube cearense. Nesta mesma competição o Leão venceu o Ceará por 2 a 1 no Presidente Vargas com dois gols de Clodoaldo.
Voltando aos dias de hoje
Chegando em 2013, teremos, pela primeira vez, a presença de Ceará e Fortaleza, juntos, nas semifinal da competição. Caso um ou os dois cheguem à final, já teremos a melhor campanha da história. Se não, caso uma tragédia aconteça e os dois percam, já teremos a repetição de um terceiro lugar, feito conquistado pelo Vovô em 1997.
Enfim, além do feito dentro de campo, fora dele já temos uma conquista história e que tem todas as condições para ser ampliada para uma maior.
Curiosidades
-O Nordestão só foi decidido por clubes de um mesmo Estado em duas oportunidades: 1997 e 1999. Em 1997, o Vitória venceu o Bahia no primeiro jogo, na Fonte Nova, por 3 a 0. No Barradão, foi derrotado por 2 a 1 mas assegurou o título no saldo de gols. Em 1999, a história se repetiu: triunfo rubro-negro por 2 a 0 no Barradão. Na Fonte Nova, derrota por 1 a 0, mas regional garantido para o Vitória.
- O Futebol Cearense teve apenas um artilheiro da Copa do Nordeste: Nildo, em 1997, com seis gols
- Ceará e Fortaleza já sofreram sonoras goleadas na Copa do Nordeste. Os Alvinegros amargaram um 7 a 0 contra o Sergipe, em 2001, e o Fortaleza um 7 a 1 contra o Bahia em 1998, e 6 a 1 contra o Sport, em 1994.
- Ao longo dos anos, muitos torneios foram realizados entre os clubes do nordeste onde alguns clubes se intitulam campeões da Copa do Nordeste. Muitos torneios amistosos foram realizados entre dois ou três estados e que não são e nem podem ser considerados uma competição regional, já que não houve a participação dos estados em sua maioria.
- Nessas competições, Ceará foi campeão da Taça Brasil/Chave Norte, em 1964 e o Torneio Norte-Nordeste, em 1969; já o Fortaleza venceu a Copa Cidade de Natal, em 1946; a Taça Brasil/Chave Norte, em 1960, e o Torneio Norte-Nordeste, juntamente com o Sport, em 1968; e em 1970, sozinho.
- A Taça José Américo de Almeida Filho conquistada pelo Vitória em 1976 foi reconhecida como Copa do Nordeste no Guia do Campeonato Brasileiro, editado e distribuído pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o que faz do Vitória pentacampeão regional. Nesta edição o Volta Redonda (RJ) entrou como convidado.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário