terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cearense 2013 - Com a língua de fora


Com 1ª Fase do Estadual apertada pelo número de times, equipes jogarão três jogos em seis e até cinco dias

Ferrão jogará duas partidas em menos de 48 horas no início de fevereiro FOTO: KID JÚNIOR

Quatro equipes do Estadual podem preparar o fôlego para uma sequência de jogos desgastante na 1ª fase. São Benedito e Icasa atuarão três vezes em seis dias e Tiradentes e Maracanã jogarão absurdos três jogos em cinco dias neste fim de mês.

O aperto no calendário era corriqueiro nos anos 90, quando até 1999 era comum os clubes jogarem três jogos em cinco, seis dias, ao disputarem os famigerados "turnões", em um total de três ou até quatro em um mesmo campeonato estadual.

Em meados dos anos 2000, a situação foi contornada, com um calendário de jogos menos desgastante, sem chegar ao extremo anterior. Contudo, o retrocesso voltou à tona este ano.

A maratona já começa hoje, na 6ª rodada, e continua na quinta-feira, 24, terminando no dia 26, para o Tiradentes, e no dia seguinte, para São Benedito e Icasa. A situação só não é pior porque a Federação Cearense de Futebol adiou a partida da 6ª rodada entre Horizonte e Guarany de Sobral, para 9 de fevereiro, e Maracanã e Ferroviário, da 7ª volta, para o dia 31 deste mês.

Aliás, a mudança fará o Maracanã encarar maratona de três jogos em cinco dias a partir da 9ª rodada. O diretor de futebol do clube, Cerezo Silva, lamenta o calendário desgastante. "Isto é um desrespeito ao atletas. Além dos jogos, as viagens também desgastam, aliás, são as que mais desgastam. Será um joga e viaja. Só nos resta jogar", diz.

Aprovação

Por meio da assessoria de Imprensa, a Federação Cearense de Futebol (FCF) informou que a maratona de jogos se deve à realização do Nordestão e ao número de clubes no campeonato (nove na fase atual e oito na próxima fase). Como os clubes preferiram a classificação de seis times, serão necessárias 14 datas para a próxima fase.

Considerando que o calendário da CBF prevê até o dia 19 de maio para o fim dos Estaduais, a primeira fase acabou "espremida". "Todos os clubes foram alertados disso e aprovaram a tabela", salientou a assessoria.

A reportagem procurou Marcos Gaúcho, presidente do Sindicato do Atletas de Futebol do Estado do Ceará (Safece), mas seu celular estava desligado.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário