Ceará tem o atacante Magno Alves como um dos destaques do time, com quatro gols no Campeonato Cearense 2013 até o momento FOTO: KID JÚNIOR
O maior mata-mata do futebol brasileiro começa "para valer" hoje à tarde e com nova roupagem. Mais longa, mais difícil e com mais times, entre eles os participantes da Taça Libertadores da América, a 25ª edição da Copa do Brasil dá início a sua primeira fase, a partir das 16h.
O futebol cearense estará representado no torneio por três equipes. Ceará, Fortaleza e o estreante Guarani de Juazeiro terão, a partir de hoje, suas atenções divididas entre o Estadual e o torneio nacional.
De comum entre os times locais, o fato de virem enfrentando altos e baixos no Cearense e estarem longe de convencerem suas torcidas. No caso de alvinegros e tricolores, soma-se a isso o fracasso nas semifinais da Copa do Nordeste, caindo para ASA e Campinense, respectivamente.
O Vovô faz uma das três partidas das 16h, contra o Ceilândia, no Distrito Federal. "Acredito que a nossa equipe está focada nos preparativos, ao mesmo tempo que vem evoluindo. Esperamos poder avançar na competição e, para isso, temos que começar conquistando a vitória sobre o Ceilândia hoje", avalia o presidente do Ceará, Evandro Leitão.
Segundo ele, a diretoria alvinegra não pretende contratar nenhum reforço para o torneio, mas apenas para a Série B do Brasileiro. "Nós vamos utilizar a mesma base que está disputando o Cearense, pois confiamos em nosso grupo e no seu potencial", afirma Evandro.
Sem reforços
Assim como o arquirrival, no Fortaleza, também não há intenção de contratar reforços. "O atual grupo está realizando um trabalho único, que visa tanto ao Cearense, quando à Copa do Brasil", justifica o vice-presidente tricolor, Daniel Frota. Com estreia marcada para a próxima quarta, 10, diante do Luiziânia, no Estádio Serra do Lago (GO), o Leão quer "chegar longe".
"A nossa meta é chegar o mais longe possível, ou seja, na final. Mas isso depende de como as coisas irão se desenhar durante a competição, diz respeito aos adversários que iremos enfrentar", conta Frota.
Já o Guarani de Juazeiro disputa o torneio pela primeira vez a partir das 20h30, estreando diante do Sport, no Romeirão. Mesmo na vice-lanterna do Estadual, as boas atuações nos três últimos jogos do Estadual, com duas vitórias sobre o Fortaleza e uma sobre o Ceará, acabam servindo de estimulo para o grupo.
O veterano Ronaldo Angelim comanda a zaga tricolor e já disputou o torneio pelo Fortaleza. Em 2006, foi campeão pelo Flamengo FOTO: KID JÚNIOR
"Todos no Guarani estão empolgados. Respeitamos os adversários, mas nosso objetivo é garantir uma vitória de cada vez. A força do nosso grupo está sendo demonstrada a cada vitória", conta o presidente do clube, Josafá Figueiredo.
Campeão fará de oito a 16 jogos
A edição 2013 da Copa do Brasil tem novidades importantes. Esta será a maior edição da história, com 87 equipes na disputa _ antes, a maior havia sido a de 2000, com 69 times.
Um dos participantes já ficou pelo caminho. Graças a um erro da CBF, uma das vagas teve de ser definida numa seletiva porque a entidade errou na distribuição de vagas entre Espírito Santo e Acre. Assim, Atlético-AC e Desportiva-ES tiveram de disputar a 86ª vaga.
A Desportiva/ES levou a melhor e, se conquistar um improvável título, precisará de 15 ou 16 jogos para ser campeã (nas duas primeiras fases, vitória por dois gols de diferença do visitante elimina o segundo jogo).
Bem mais do que os oito jogos que Atlético/MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e Vasco precisam para ser campeões, já que entram apenas nas oitavas de final. Os cinco primeiros gozam do benefício por participar da Libertadores _ o Vasco herdou essa condição porque o São Paulo, campeão da Copa Sul-americana, ficou de fora.
A duração do torneio nacional até novembro é a outra novidade deste ano.
Saiba Mais
Regulamento
Além da seletiva entre Atlético/AC e Desportiva/ES, a Copa do Brasil terá sete fases com partidas eliminatórias de ida e volta
Morte súbita
Na 1ª e 2ª fases, o clube visitante que vencer a primeira partida por dois ou mais gols de diferença elimina a necessidade do jogo de volta
Participantes Ilustres
Grêmio, Fluminense, Corinthians, Atlético Mineiro e Palmeiras, que disputam a Libertadores, entram apenas nas oitavas de final, além do Vasco, que herdou a posição do São Paulo - campeão da Sul-Americana, o time paulista fica de fora para defender o titulo continental
Novidade
Nas oitavas (quando entram os clubes da Libertadores), haverá um sorteio para definir os confrontos
Prêmio
O campeão do torneio garante vaga na fase de grupos da próxima edição da Libertadores
Postada:Gomes SilveiraFonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário