terça-feira, 23 de abril de 2013

Arena Castelão - Defensoria Pública dobrará efetivo em dias de clássico

Os fatos negativos ocorridos no último Clássico-Rei ainda estão gerando uma série de medidas para melhorar o trabalho das autoridades. A Defensoria Pública vai dobrar de três para seis a quantidade de defensores que prestarão serviço a torcedores em dias de jogos entre Fortaleza e Ceará. A ideia é agilizar o processo de atendimento, sobretudo após a grande quantidade de pessoas detidas pela Polícia no mais recente confronto entre as duas maiores equipes do Estado.

Entidade funciona 1 hora antes, durante e 1 hora depois do jogo, e tem o papel de prestar assistência jurídica para torcedor FOTO: KLEBER ALVES GONÇALVES


De acordo com supervisor dos defensores públicos em dias de plantões em partidas de futebol, José Wagner de Farias, a medida será tomada para agilizar o trabalho jurídico existente, sobretudo, no Castelão. "A defensoria também tem esse papel: de facilitar a realização das audiências".

Segundo ele, o serviço da Defensoria não é apenas na área criminal, mas também na cível e o segmento e defesa do consumidor. "Se houver um batida entre veículos no raio de 5km do estádio, ou denúncias de falsificação de ingressos, entre outras razões, a Defensoria poderá ser acionada por qualquer torcedor de forma gratuita", informa.

Polícia

Segundo ele, um dos motivos da demora no atendimento das 200 pessoas detidas na Arena Castelão, no dia 14 de outubro, foi a falta do que o defensor chamou de especificidade do delito. Uma sugestão para a Polícia é que seja detalhado o que cada torcedor estava fazendo. "Os TCOs eram muito genéricos. Faltou dizer onde, o que estava fazendo. Isso é questionável do ponto de vista técnico. A falta de informações dificulta tanto acusação quanto defesa", afirma.

Conforme Farias, podem ser utilizados testemunhas, vídeos e fotografias para detalhar o que cada um estava fazendo. "Duas pessoas do Rio Grande do Norte, por exemplo, que estavam passando uns dias em Fortaleza, sem ter nada com o jogo, foram detidas porque estavam em um ônibus onde havia torcedores".


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário