terça-feira, 9 de abril de 2013

Esporte - Base desconstruída

Mesmo com muitos atletas remanescentes de 2012, time tricolor não consegue repetir boa campanha

Tendo passado pelas mãos de Vica, Celso Gavião e agora Hélio dos Anjos, o time do Fortaleza foi se metamorfoseando de 2012 para cá, ao ponto de diluir a base sólida que havia sido construída no ano passado.

Lateral Rafinha Foi absoluto na posição em 2012, mas perdeu espaço em 2013. Foto: Waleska Santiago

Como resultado, vieram fracas apresentações, como as do empate em 2 a 2 com o Tiradentes, que fizeram a torcida vaiar o time no final, embora o Leão ainda seja o primeiro colocado no Campeonato Cearense.

Muitos torcedores têm questionado que em 2012 – embora o time não tenha ganho nada nem tenha subido para a Série B – o Leão adquiriu um padrão tático, o que parece esquecido agora.

O técnico Hélio dos Anjos tem sofrido para encontrar uma definição base e parece que quanto mais mexe, mais fica distante do “ponto do doce”.

Em nove jogos comandando o Tricolor, Hélio dos Anjos não repetiu a mesma formação em um jogo sequer, ora por não ter gostado da atuação da equipe, ora por lesões de atletas ou suspensões. Via de regra, ele tem mudado mais por não ter gostado do desempenho do time.

Cinco fora
Ano passado, o time base do Fortaleza, salvo pequenas alterações, durante 17 jogos em que ficou invicto na Série C, foi o seguinte: Lopes; Micão, Ciro Sena e Cléber Carioca; Rafinha, Guto, Elton, Esley e Geraldo; Waldyson e Assisinho. Vale lembrar que, ano passado, o volante Lucas também integrou uma equipe com melhor aproveitamento no Cearense, sob o comando do técnico Nedo Xavier. Naquela ocasião, o Leão abriu 11 pontos de diferença para o 2º lugar.

Inevitavelmente, jogadores como Lopes, Micão, Cléber Carioca, Elton, Geraldo e Waldyson seguiram cada um o seu caminho, mas ainda há alguns remanescentes que perderam espaço no time titular, o que pode ter comprometido o entrosamento da equipe principal. São eles: Lucas, Ciro Sena, Guto, Jailson (que está lesionado) e Rafinha.

Hélio dos Anjos completa hoje um mês à frente do Fortaleza e ainda não conseguiu encontrar uma formação da qual se diga: “essa é a titular absoluta”.

Hélio também se queixa de que o grupo não tenha tido uma pré-temporada digna, em termos de duração. Algo que pudesse servir de base da preparação para o Estadual e demais competições do ano de 2013.

O comandante do Leão lamenta também que os jogadores não tenham feito uma pré-temporada como deveria, em termos de duração neste ano, o que teria afetado a preparação.

Especialmente o rendimento do setor defensivo não vem agradando à comissão técnica. Em dez partidas no Cearense 2013, o Fortaleza sofreu dez gols, com média de um por partida.

Por conta da falta de equilíbrio do time, o Leão, sob o comando de Hélio dos Anjos, ganhou cinco partidas, perdeu três e empatou apenas uma, que foi contra o Tiradentes.


Hélio recorre ao 3-5-2 para enfrentar o Luziânia/DF

Com a mudança de esquema, Ronaldo Angelim deve estar de volta ao time no jogo de amanhã. Foto: Alex Costa
Feita uma pausa no Campeonato Cearense, o Fortaleza se concentra na Copa do Brasil, na qual já atua nesta quarta-feira às 20h30 contra o Luziânia/DF, na casa do adversário.

O técnico Hélio dos Anjos resolveu mexer no time mais uma vez e desta vez vai recorrer ao 3-5-2 para estrear na Copa do Brasil de 2013.

Na tarde de ontem, ele orientou um treino tático, quando começou a preparar seu time para o jogo defensivo. A formação tricolor foi a seguinte: João Carlos; Fabrício, Charles e Ronaldo Angelim; Jackson Silva, Esley, Lúcio, Edson Sousa e Marinho Donizete (Guto). Os atacantes Assisinho e Edson Santos, que atuaram juntos no empate contra o Tiradentes, fizeram outro tipo de trabalho com o auxiliar-técnico Guilherme dos Anjos.

Hoje pela manhã, o Tricolor retorna aos treinos no Pici, quando o time será definido. “É um adversário complicado e o fato de jogarmos à noite ameniza a questão da umidade relativa do ar. De qualquer forma, temos de ter tomar cuidado porque o Luziânia vai jogar a vida dele contra nós”, ressaltou o técnico.

A viagem para o Distrito Federal acontecerá às 14h30 de hoje.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Fones(88) 3121595/92026830/81212265/88188647/96694755
email: centralquixada@gmail.com
Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos
Associação Profissional dos cronistas Desportivos do Estado do Ceará
Associação Cearense de Imprensa
Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário