Após o apito final da partida de ida pela primeira fase da Copa do Brasil, quando empatou em 0 a 0 fora de casa contra o Ceilândia/DF, os jogadores do Ceará não comemoraram o resultado. Coisas que o futebol ensina, já que, recentemente, a equipe caiu três vezes em casa – e de forma traumática – para equipes consideradas sem grande expressão, duas pela Copa do Brasil e uma pelo Nordestão.
Evandro cobra que jogadores se imponham amanhã diante do Ceilândia. Foto: Tuno Vieira
Ainda que uma vitória simples o classifique amanhã, na partida de volta na Arena Castelão, um empate com gols é suficiente para causar mais uma eliminação diante de sua torcida.
É isto que todos no clube querem evitar, como evidenciou a declaração do presidente do Ceará, Evandro Leitão, após o Clássico da Paz, no último domingo.
O mandatário alvinegro quer evitar a todo custo uma nova “tragédia” no estádio Castelão em sua gestão. “Não podemos cair de novo diante de nossa torcida, como aconteceu contra o Central e Corinthians/PR, pela Copa do Brasil, e este ano com o ASA, pelo Nordeste. Precisamos nos impor dentro de casa, já que a Copa do Brasil é uma competição importante e necessitamos chegar o mais longe possível”, lembrou Evandro.
Traumas
Em 2009, o Vovô também havia empatado em 0 a 0 fora de casa, contra o Central. Mas na partida de volta, no Castelão, a equipe empatou em 1 a 1, e amargou a eliminação do torneio nacional.
No ano seguinte, o filme se repetiu, e o Alvinegro caiu diante de sua torcida. No jogo de ida contra o Corinthians Paranaense, uma derrota por 2 a 1. Na volta, uma vitória por 1 a 0 o garantia a vaga até os 46 do 2º tempo, quando sofreu o empate.
Já em 2013, contra o ASA/AL, o Vovô vinha de um 3 a 3 fora, e jogava por três empates para passar. Mas os mais de 50 mil torcedores viram a equipe sofrer um gol depois dos 35 minutos do 2º tempo e ser alijada da vaga na fina da competição.
O vice-presidente do clube, Robinson de Castro, lembrou que uma competição mata-mata exige outro tipo de concentração. “O sistema de mata-mata, não se pode menosprezar o adversário. Será um jogo perigoso que requer atenção. Somos favoritos, mas quantos já não cairam, até em Copa do Mundo, para times inferiores? Camisa e estádio lotado não ganham jogo. Temos de saber jogar e nos impor”.
O zagueiro Rafael Vaz, que estava no confronto com o ASA, pela Copa do Nordeste, declarou que a partida da equipe precisa contar com uma margem de erro zero. “Temos de fazer uma partida perfeita. Não podemos errar em um jogo assim, pode ser fatal. O Ceará é muito grande para ficar fora logo na primeira rodada. Na Copa do Nordeste, não pudemos ser felizes naquela partida, mas passou. Agora é Copa do Brasil, outra competição e não podemos errar de novo”, finalizou o zagueiro.
SAIBA MAIS
Semifinal
Não obstante a advertência pelas três eliminações em mata-mata, recentemente, o Ceará protagonizou uma excelente campanha neste tipo de competição, em 2011, quando foi semifinalista da Copa do Brasil. A equipe passou por Cuiabá, Brasiliense, Prudente e Flamengo, só caindo para o Coritiba na semifinal
Balanço
O Vovô está participando de sua 18ª Copa do Brasil, tendo chegado uma vez à decisão (1994), duas às semifinais (2005 e 2011) e outras duas às quartas (1993 e 1997).
Gigantes
Ao longo da história, o Vovô eliminou gigantes nacionais, como Palmeiras, Inter, Fluminense, Atlético/MG e Flamengo (duas vezes), mas caiu para equipes menores, como Sampaio Correa, CSA, Vila Nova/GO e os já citados Central e Corinthians/PR
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Fones(88) 3121595/92026830/81212265/88188647/96694755
email: centralquixada@gmail.com
Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos
Associação Profissional dos cronistas Desportivos do Estado do Ceará
Associação Cearense de Imprensa Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará
Fones(88) 3121595/92026830/81212265/88188647/96694755
email: centralquixada@gmail.com
Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos
Associação Profissional dos cronistas Desportivos do Estado do Ceará
Associação Cearense de Imprensa Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário